AS MULHERES ESTÃO PREPARADAS PARA A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

1. COMO O IMPACTO DAS MUDANÇAS ATINGIRÁ AS MULHERES? A revolução industrial 4.0 está chegando, e as mulheres deveriam...

Angela Designer - 5 de junho de 2022
AS MULHERES ESTÃO PREPARADAS PARA A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?



1. COMO O IMPACTO DAS MUDANÇAS ATINGIRÁ AS MULHERES?

A revolução industrial 4.0 está chegando, e as mulheres deveriam estar preparadas.

Mas a pergunta é, estão mesmo? Aliás, quem está? 

O relatório divulgado no Fórum Econômico Mundial, deste ano, mostrou que a sociedade global, como um todo, não está acompanhando o ritmo das mudanças tecnológicas, como Inteligência Artificial e robótica. Estas mudanças, inevitavelmente, transformarão o mundo de muitas maneiras. Algumas desejáveis, outras não. Vai depender de cada país e de cada empresa entender e absorver as
mudanças que se entranham pela sociedade. Vai depender de cada uma de nós, quanto profissional, mãe e esposa. 

Devemos nos preparar para sermos o porto seguro daqueles a quem amamos. Eles precisarão de um ponto de equilíbrio e um norte. Eles precisarão de um lar, para o impacto dessas mudanças serem suaves, pois,  revolução industrial 4.0 deverá trazer grandes mudanças para o mundo do trabalho. As profissões mais impactadas serão as que exigem habilidades manuais, pois a robotização e a inteligência artificial estarão cada vez mais presentes na produção. 

 

2. O QUE FAZER?

As novas profissões serão mais demandantes e exigirão um maior grau de educação.  Por isso, é importante que nós mulheres estejamos preparadas para a revolução já em curso.  Devemos buscar um maior grau de educação e se adequar às novas exigências do mercado de trabalho, pois a grande pergunta é: conseguirão substituir a criatividade e sensibilidade feminina? Assim, repensar o propósito e talvez até criar novos modelos de negócio, passam a ser requisitos de sobrevivência. Manterem-se atualizadas, e antenadas com as novidades, e demandas do mercado.

3. QUAIS OS SETORES PROMISSORES PARA AS MULHERES?

Além disso, devemos nos esforçar para conquistar cargos de gerência e assumir posições de liderança. As empresas estão cada vez mais buscando executivas com habilidades gerenciais, e nós, mulheres temos todas as habilidades necessárias para exercer essas funções. Temos que trazer ao nosso favor as políticas de diversificação de gênero, por isso, precisamos nos preparar e estarmos a altura para preencher os requisitos das empresas. Porém saiba de uma coisa: quanto mais forte for a suposição de que o futuro funcionará como sempre funcionou, maior será o impacto na sua vida, e na de seus queridos.

 

4. QUAL O PAPEL DA MULHER NESTE NOVO CENÁRIO?

Neste novo contexto, onde as mudanças agora são inevitáveis e sentidas de forma cada vez mais acelerada, demanda um novo perfil de ser humano, e  profissional para todas nós, executivas ou donas de empresas. Em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas físicas ou corporativas, que quiserem sobreviver e se manterem relevantes precisarão ser criativas e oferecer muito mais que ofereceram até agora. Nosso papel então, é adquirir habilidades que vão muito além do tecnicismo, competência técnica e operação do dia a dia. Está nítido que o padrão de competitividade das empresas está se deslocando rapidamente da produção em massa e de processos rígidos, para um contexto de
flexibilidade, criatividade e engajamento. E quem melhor que nós mulheres, temos resiliência e capacidade de nos adaptar num cenário novo e desconhecido?

 

5. BUSCAR RESPOSTAS 

Devemos a partir de hoje, estarmos constantemente prospectando o mercado e tentando responder:

a) Que tecnologias terão maior impacto na minha empresa ou no seu setor de negócios nos próximos anos?

b) Que novos modelos organizacionais e de funcionamento ágil de TI deverei adotar? Por exemplo: Haverá mudanças no meu salão de beleza? Onde buscar informação para ir me adequando?

c) O que devo levar para meus funcionários? 
Este último é um ponto importante. De maneira geral grande parte dos pequenos ou médios empresários, não tem plena conscientização dos impactos das novas tecnologias em seus negócios. Cabe a você, minha querida, que está se inteirando agora, mostrar este novo cenário. Se
você, cara leitora não o fizer, alguém o fará! 

 

3. MUDANDO PARADIGMAS

Por isso seu modelo mental deve mudar, de foco na eficiência, para foco na inovação. 

A Inovação será o novo norte, a nova inspiração, afinal, não haverá outro caminho. Então vamos aprender como andar por ele!

Contem comigo, afinal estamos juntas. Alias, as mulheres do mundo todo, estão. Vamos nos unir, e nos ajudar! E, principalmente, não nos esqueçamos, que somos mulheres, mães, esposas, amigas… O Mundo precisará da humanidade, e sensibilidade amorosa que somente nós sabemos doar… Preparem-se…

 

Cordialmente,

Angela Camolese Nespoli

Designer de Interiores e Home Stager