COMO MONTAR UMA CAFETERIA COM TOQUE FEMININO

A cafeteria é um espaço que vem proporcionando aos consumidores uma nova forma de consumir alimentos, fugindo do tradicional...

Angela Designer - 26 de maio de 2022




A cafeteria é um espaço que vem proporcionando aos consumidores uma nova forma de consumir alimentos, fugindo do tradicional fast food.

Hoje, existem diversos modelos de cafeterias que se destacam no mercado pela inovação e qualidade dos seus produtos.
Para montar uma cafeteria diferenciada é importante ter um bom planejamento e conhecer bem o mercado em que está inserida. Os primeiros passos são:

  1. analisar a concorrência 
  2. definir o público-alvo da cafeteria.
  3.  identificar as necessidades e desejos desse público 
  4. definir o tipo de cafeteria que será montada.


Após ter definido o público-alvo, é preciso escolher o local onde a cafeteria será instalada. É importante analisar a infraestrutura do local e as condições de higiene. Outro fator importante a ser analisado é a proximidade com outros estabelecimentos que ofereçam o mesmo serviço, pois isso pode impactar na competitividade da cafeteria.

 

Depois de definido o local, é hora de definir o layout da cafeteria. É importante que o espaço seja agradável e proporcione conforto aos clientes. Além disso, é importante que o local esteja bem iluminado e organizado.


A decoração também é um fator importante para destacar a cafeteria no mercado. É necessário pensar em uma decoração que transmita a identidade da cafeteria e seu diferencial em relação à concorrência, o melhor, é chamar um profissional de design de interiores, para otimizar o espaço e criar a cafeteria com aquele toque feminino bem diferenciado. Lembrando que o projeto vem antes de começar a montagem, porque através dele, saberá quantas mesas, cadeiras, ou seja a capacidade de atendimento do seu estabelecimento. 
Os equipamentos como cafeteira, microondas, balcão estufa, gelado, e outros, será definido antes, para a profissional fazer o layout.

 

Apesar de ser importante ter um bom planejamento, é necessário ter flexibilidade para mudar alguns itens do planejamento, caso seja necessário. Por isso, é importante ter uma equipe qualificada que esteja disposta a ajustar os planos de acordo com as necessidades da cafeteria.


A qualidade dos produtos é um fator importante para a competitividade da cafeteria. Por isso, é necessário investir na qualidade dos alimentos e principalmente do Café, por isso é bom caprichar na seleção de fornecedores qualificados.
Além dos produtos, é importante investir na qualidade do atendimento. 
Os funcionários da cafeteria devem ser atenciosos e proporcionar uma boa experiência aos clientes, e investir na capacitação deles é certeza do sucesso.

 

Espero que tenha contribuído para abrir seu horizonte, minha querida, e lhe desejo sucessos.

Carinhosamente,

Angela C, Nespoli

Designer de Interiores e Home Stager