COMO CUIDAR DA FAMILIA, SEM DESCUIDAR DE SI MESMA?

  DICAS: COMO CUIDAR DA FAMÍLIA CUIDANDO DE SI MESMA Cuidar da família, é uma escolha que muitas de...

Angela Designer - 30 de maio de 2022
COMO CUIDAR DA FAMILIA, SEM DESCUIDAR DE SI MESMA?



 

DICAS: COMO CUIDAR DA FAMÍLIA CUIDANDO DE SI MESMA

Cuidar da família, é uma escolha que muitas de nós tem feito, principalmente pela deficiência da educação no Brasil. Não significa no entanto, que deixamos de pensar em nós mesmas mesmas, até porque se este equilíbrio se quebrar, nos tornaremos amarguradas, e desenvolveremos alguma doença psicossomática, além  de nos tornarmos péssimas companhias. O segredo está em equilibrar ambas as situações. Afinal, ter tempo para cuidar da família e ainda preocupar-se com o próprio bem-estar é um desafio. 

Existem várias maneiras de balancear essas questões e nós vamos te dar algumas dicas a seguir.

Confira:

1. REFEIÇÕES SAUDÁVEIS PARA TODA FAMÍLIA

Sempre fiz questão de esperar minha filha para cearmos juntas, porque quando uma  família se alimenta bem junta, a cultura de hábitos saudáveis vai se formando na criança. Dê preferência às frutas, verduras e legumes cruas no verão, e cozidos no inverno, isto fará um bem enorme para você, e ajudará a manter a saúde, boa forma e beleza de todos. Mas se não construiu este hábito,  altere o cardápio aos poucos, sem que percebam, para não gerar resistência, substituindo as sobremesas doces, por frutas, e sucos naturais.

Explore novos sabores, e receitas variadas, para que vocês não percam em sabor nem em saúde.

2. ESTABELEÇA ROTINAS 

Estabelecer rotinas é economizar tempo e energia. Hora para levantar dia de semana, de estudar, de descansar, de ver filme, e leitura. Hora de atividade física. Faça um calendário, e crie um dia na semana para o dia da pizza, ou da pipoca com cineminha em casa. O ideal é que se divirtam juntos. Se seu marido jogar, inclua -se no jogo, assim como seus filhos. Não permita o distanciamento por não participar de diversão em família.

 

3. DIVIDA AS TAREFAS DE CASA

Não há outra forma de ensinar com eficiência, se não for fazendo junto. Então, ensine a criança a fazer a cama pela manhã, e explique que um espaço organizado, organiza a cabeça. Com o tempo, ensine a cozinhar, chamando para ficar com você na cozinha, pedindo para ir fazendo algumas tarefas, e aos poucos ela estará ficando independente na cozinha. 

Responsabilidade e bons hábitos são construções familiares, então, ensine seu marido a levar a roupa suja para o local adequado, não deixar itens de trabalho em qualquer lugar… Tudo que puder para evitar estresse desnecessário e estar sempre de bom humor.

 

4. ORGANIZAR AS FINANÇAS DA FAMÍLIA

Cuidar da família também implica estar com as contas da casa em dia. Independentemente se você possui um trabalho remunerado ou não, é interessante ter algum tipo de controle entre a renda dos membros da família e os gastos fixos mensais. Muitos casamentos acabam por descontrole financeiro. Há diversas formas de fazer isso. Caso você se dê bem com a tecnologia, pode baixar aplicativos que auxiliam nessa organização financeira. Se sentir necessidade, faça um curso sobre economia domestica, ou administração financeira básica, o importante é que mantenha tudo em ordem para assim, manter a mente saudável, e sobrar tempo, para fazer o que gosta, ir ao salão, uma massagem, atividade física, ler um bom livro, e… Orar. Sim, desenvolva o hábito de orar por sua família, e melhor, orarem juntos, antes de dormir. Se não souber, recite os salmos! Faz uma enorme diferença na formação do caráter deles.

Enfim… Tudo o que pudermos para fazer de nossas casas, um lar acolhedor, de harmonia e paz, porque a casa é o centro do homem, onde o ser humano desenvolve todas suas potencialidades.

Um forte abraço com desejos sinceros de muita união, prosperidade e alegrias!

Gostou das dicas? Comente! 

Carinhosamente,

Angela C.Nespoli

Designer de Interiores e Home Stager