COMO CUIDAR DA PELE APÓS OS 50 ANOS

De repente, 50! E agora, perguntamos, é o fim da linha?  Dos cuidados da reposição de colágeno, às rotinas...

Angela Designer - 2 de junho de 2022
COMO CUIDAR DA PELE APÓS OS 50 ANOS



De repente, 50! E agora, perguntamos, é o fim da linha? 

Dos cuidados da reposição de colágeno, às rotinas de beleza, as preocupações costumam mudar ao longo dos anos. E é natural dúvidas surgirem nesse processo: afinal, qual a melhor forma de cuidar da pele áspera? Flacidêz? Rugas? Preciso comprar novos produtos para skincare depois dos 50 anos, com outras propriedades?

Para saber tudo sobre os cuidados com o corpo na maturidade, explicar o que é mito ou verdade quando pensamos em pele madura, é o primeiro passo. 

Conversei  com minha dermatologista, e tirei várias dúvidas, que passo agora para vocês. No entanto, cada pessoa é única no universo, portanto, seria prudente marcar consulta com a sua, ou especialista em estética.

 

PRECISO REPOR COLÁGENO?

 Me disse que não é todo mundo que tem a necessidade de ingerir colágeno. Pessoas que desde cedo consumiam uma quantidade adequada de proteína em seu dia a dia não precisarão desta suplementação, garantiu a médica. Para quem não consegue manter a ingestão ideal apenas com a alimentação tradicional, a adição de colágeno via oral é uma forma de melhorar a hidratação e a elasticidade da pele. Para determinar o que é melhor para cada pessoa, é indispensável a consulta com um profissional especializado. Já aquelas mulheres que fazem uso de colágeno via oral, quando passam dos 50 anos, é recomendável intensificar o consumo. Se ingeria uma vez ao dia, talvez precise de duas, ou até três vezes, porque o déficit aumenta, consultem uma dermatologista.

 

PRECISO  DE PROTETOR SOLAR?

A exposição ao sol influencia mais no envelhecimento da pele do que a própria idade, alertou ela, e indicou o uso diário de filtro solar. E explica: “A luz, principalmente a ultravioleta, UV, que interage com as células de pele, gera radicais livres altamente reativos, que em excesso, causam lesões celulares. Quanto mais dano eles causam, maior a chance de desenvolvimento de rugas e doenças, incluindo 90% dos cânceres de pele”. Mas nem por isso ele deve ser demonizado. “Devemos sim tomar sol antes das 10h e depois das 16h, porque ele é fundamental para o metabolismo da vitamina D. Eu costumo dizer que sol é vida. 

 

BEBA ÁGUA

“A hidratação é fundamental no cuidado com a pele”, diz ela, que recomenda a ingestão de seis a oito copos por dia para evitar o ressecamento e deixá-la “com aspecto mais bonito e saudável”.

 

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

” Procurem ingerir alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como frutas, legumes e verduras, são a receita para uma pele saudável. Por outro lado, o açúcar deve ser consumido com moderação. “Em excesso, ele é responsável por outro processo de envelhecimento celular, chamado glicação (quando uma molécula de glicose se une com uma de proteína, como colágeno e elastina). Com isso, ela perde a elasticidade e o tônus, promovendo a formação de rugas. 

 

PROTEJA-SE DA POLUIÇÃO

Os gases nocivos encontrados no ar poluído formam uma película de toxinas que é absorvida pela pele, aumentando as reações de oxidação, processo natural que acontece no organismo, mas que envelhece as células, e a formação de radicais livres. “Por isso é importante proteger a pele diariamente, aplicando protetor solar e hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas.” 

 

TRATAMENTOS!

Ah… Os tratamentos que amamos!!! Pensaram que não chegaria nunca neles? 

Há vários tratamentos para a pele após os 50 anos, que ajudam a combater a flacidez, como a radiofrequência corporal e facial, além de cosméticos, como os feitos à base de ácido hialurônico e vitamina C, que são ótimos estimulantes de colágeno”, diz a ela, que indica os melhores produtos.

Os antioxidantes ajudam a prevenir a destruição do colágeno pelos radicais livres e estimulam a produção de novas fibras, pois possuem  ação corretora, além da preventiva. “Usar suplementos de  vitamina C evita as rugas, a flacidez da pele e, consequentemente, o surgimento de novos sinais do envelhecimento, além de  auxiliar no clareamento de manchas, causadas pela produção excessiva de melanina, deixando a pele mais luminosa, uniforme e viçosa.” E claro, o ganho de aumentar a imunidade.

Mas é sempre bom lembrar: antes de comprar um cosmético ou agendar um tratamento estético, consulte um dermatologista ou um que irão indicar o mais específico para a sua pele.

Bem, espero que tenham gostado das dicas, mas saibam que o que nos tornam lindas, e luminosas, são nossas expressões, causadas pelos bons pensamentos, alegria, e sobretudo gratidão.

Compartilhem, e comentem porque quero ouvir de vocês!

 

Carinhosamente,

Angela C. Nespoli

Designer de Interiores e Home Stager