COMO DESENVOLVER UMA CULTURA DE APRENDIZAGEM CONSTANTE

A CULTURA DA APRENDIZAGEM PODE SER INERENTE E PESSOAL Sou uma pessoa inquieta e curiosa desde sempre. Me interesso...

Angela Designer - 3 de junho de 2022
COMO DESENVOLVER UMA CULTURA DE APRENDIZAGEM CONSTANTE



A CULTURA DA APRENDIZAGEM PODE SER INERENTE E PESSOAL

Sou uma pessoa inquieta e curiosa desde sempre. Me interesso por muitos assuntos, e me debruço a pesquisar, eu amo! Me mantém viva, vibrante e por consequência, atualizada. 

O motivo que me levou a escrever este artigo, foi ouvir ontem a noite e hoje pela manhã a seguinte frase: Como sabe disto? Menina, como descobriu tudo isto? E eu pensava, pesquisando oras! Se você vê uma notícia, como a Guerra na Ukrânia, ouve a Presidente da Comissão da UE, Ursula Von Der leyen que está fechando os céus sobre a Europa Ocidental; lê no site do Face que estavam proibindo notícias Russas, o Google mesma coisa, o que você pensaria minha amiga? Bem, eu pensei ” se estão proibindo as notícias de lá, o que não querem que o ocidente saiba?” Para mim, uma coisa desta é motivador para sair feito louca atrás da verdade. O que fiz? Raciocínio lógico: Se proibiram no Ocidente, conseguirei notícias no Oriente! E as reações, são diversas e inusitadas… 

Mas isto me fez refletir, que uma minoria possui este comportamento, esta sede de saber, conhecer, ler… E há consequências, principalmente no ambiente de trabalho. E cá estou, escrevendo para você, que necessita de um despertador, porque a busca pela melhoria da aprendizagem é um objetivo constante nas organizações. Mesmo diante de dificuldades, é preciso encontrar formas de incentivar os colaboradores a se tornarem mais competentes e criativos. Então como desenvolver uma cultura de aprendizagem forte e permanente?

 

INFLUENCIA DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Um ambiente de aprendizagem de qualidade é influenciado por diversos fatores, como a missão, os objetivos e os valores da organização. É preciso ter clareza sobre o que se deseja alcançar e estabelecer metas e indicadores que possam ser medidos. Uma cultura de aprendizagem forte e permanente também é influenciada pelo modelo de gestão da empresa, pelo clima organizacional e pelo envolvimento e motivação das pessoas.

 

COMPROMETIMENTO DO GESTOR

O gestor deve estar comprometido com a aprendizagem e favorecer o acesso à informação. As estratégias de aprendizagem devem ser conhecidas e aplicadas por todos os colaboradores. O clima organizacional deve ser favorável à criação de um ambiente propício à aprendizagem. As pessoas devem se sentir seguras para testar novas ideias e aprender com os erros.

Perguntar-se : e se? Como poderia melhorar o processo? Há outras formas de fazer? Como o país tal está lidando com isto? Queridas, lembrem-se sempre: a resposta sempre será proporcional às perguntas.

 

MANTER-SE MOTIVADA

Difícil para você? Eu entendo… Porque perco a motivação para ir à academia, sempre que começo, mas me chame pra dançar, ou ir fazer uma trilha numa montanha, para você ver… Conto isto, porque as vezes, a desmotivação é porque não tem interesse na área de sua profissão… Pense nisto também, antes de começar a se cobrar, pois a motivação é um dos principais fatores que influenciam a aprendizagem! As pessoas devem estar motivadas a aprender porque isso as ajudará a atingir seus objetivos pessoais e profissionais. A aprendizagem é uma jornada contínua e as pessoas devem estar dispostas a aprender sempre, ninguém nasceu sabendo! 

O mundo está em constante movimento, a tecnologia avançando, jovens entrando no mercado, o que fazer além de ir buscar conhecimento e reciclagem? Não há outro caminho. Sabe, não temos televisão em casa e foi uma decisão logo ao saber que estava grávida. Meu marido estava fazendo mestrado em Educação a Distancia, e me chamou para ver como a frequência do cérebro infantil é muito mais rápida do que dos adultos, e as mensagens somente para elas, os adultos não perceberiam. Isso me fez refletir e comecei a pesquisar. Decidi que teria livre pensamento e minha filha também. A diferença do raciocínio dela, que não é bombardeada por notícias repetitivas e as vezes “suspeitas”, é imensurável.

Estou contando isto, para fazer um teste: Fique sem ver TV, uma semana, se aguentar 15 dias, melhor. É impressionante como experimentará uma clareza nas suas ideias, e aumentará seu cognitivo. Estará muito mais desperta. Tente!

 

 

PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM

A cultura de aprendizagem forte e permanente deve ser baseada nos seguintes princípios:

– Respeito à diversidade: Todas as pessoas são diferentes e cada uma possui suas próprias habilidades e competências. É preciso respeitar as diferenças e valorizar a diversidade de ideias.

 

– Aprendizagem continuada: A aprendizagem não deve ser vista como uma tarefa única, mas como um processo contínuo. A pessoa deve estar sempre disposta a aprender novos conceitos e habilidades.

 

– Colaboração: A aprendizagem ocorre de forma mais eficiente quando os colaboradores trabalham em equipe. É preciso estabelecer processos colaborativos para facilitar a troca de ideias.

 

– Inclusão: Todos os colaboradores devem ter acesso à informação e às estratégias de aprendizagem. É preciso garantir que todos os funcionários participem ativamente do processo de aprendizagem.

 

– Flexibilidade: As estratégias de aprendizagem devem ser flexíveis e adaptáveis às mudanças. É preciso estar sempre pronto para aprender novas coisas.

 

– Orientação para o resultado: A aprendizagem deve estar voltada para o alcance de resultados. É preciso estabelecer metas e indicadores para medir o progresso da aprendizagem.

 

– Persistência: A aprendizagem não é um processo fácil. É preciso ter perseverança para atingir os objetivos.

 

 Responsabilidade: Todos os colaboradores devem ser responsáveis pelo processo de aprendizagem. É preciso estabelecer regras e diretrizes para orientar a aprendizagem.

 

A cultura de aprendizagem forte e permanente é um importante fator de competitividade para as empresas, sejam pequenas ou grandes, ou para seu próprio negocio. Evite copias, inove!

Para desenvolver uma cultura de aprendizagem forte e permanente é preciso ter clareza sobre os objetivos da empresa, onde quer chegar, e comprometimento dos gestores, clima organizacional favorável, motivação das pessoas e orientação para o resultado.

Gostou? Comente! Compartilhe com uma amiga que você sabe que está nesta situação.

Espero ter contribuído, queridas… Um forte abraço com votos de boa sorte!

Cordialmente, 

Angela C. Nespoli

Designer de Interiores e Home Stager