EMPODERAMENTO FEMININO: CONCILIAR TRABALHO E FILHOS

EMPODERAMENTO FEMININO  O empoderamento feminino é um processo que visa garantir à mulher condições de igualdade de oportunidades com...

Angela Designer - 9 de junho de 2022
EMPODERAMENTO FEMININO: CONCILIAR TRABALHO E FILHOS



EMPODERAMENTO FEMININO 

O empoderamento feminino é um processo que visa garantir à mulher condições de igualdade de oportunidades com os homens. Esse objetivo passa por vários aspectos da vida da mulher, que vão desde a educação até o trabalho.

Sabemos que as mulheres ainda enfrentam muitas barreiras no mercado de trabalho. O que muitas vezes as impede de conciliar o trabalho com os cuidados com os filhos. E é justamente nesse ponto que o empoderamento feminino se mostra necessário.

 

EMPODERAMENTO FEMININO : COMO CONCILIAR TRABALHO E FILHOS?

Relacionamento significa algo completo, acabado, fechado. O amor nunca é um relacionamento: amor é relacionar-se – é sempre um rio fluindo, interminável.” OSHO

“A questão do equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal é um desafio para ambos os sexos. Mas, devido às diferenças de gênero, as mulheres ainda enfrentam maiores dificuldades. Isso ocorre porque o mercado de trabalho ainda é muito masculinizado.”

“As mulheres ainda são vistas como responsáveis pelos cuidados da casa e dos filhos. E isso as impede de ter uma carreira bem-sucedida. Por isso, é necessário que as mulheres conquistem seu espaço no mercado de trabalho. E isso passa por um processo de empoderamento feminino.”

Eu não concordo: conceito preconceituoso: Não somos “vistas”, como responsáveis! Somos responsáveis! Nunca minha filha me atrapalhou de ter uma carreira bem sucedida!  Não faço ideia ainda, onde querem chegar com esta formação de opinião, mas nos meus 60 anos ( mais de meio século!!!)  me sinto empoderada e bem sucedida em ambas funções: mãe e profissão. Se me permitirem um conselho, minhas lindas, não se deixem levar pelo pensamento Punk! Relaxem! Abracem muito, beijem, deem colo, afeto, e trabalhem. Tenham momentos de qualidade com seus amadinhos. Afinal… O Mundo irá precisar deles! Se não nós, quem?

 


EMPODERAR-SE : LUTA PELOS DIREITOS DA MULHER

É importante destacar que o empoderamento feminino não é um processo simples. É necessário que as mulheres se unam para lutar por seus direitos.

Quais são esses direitos?

“É necessário que elas estejam dispostas a mudar a mentalidade das pessoas. “
” Muitas vezes, as mulheres não conseguem ter um emprego porque se submetem a uma mentalidade machista.” Elas acham que o trabalho não é para elas. Ou que é melhor deixar o emprego para os homens.”


Não concordo com este conceito! A mentalidade machista está nos homens, ou incutido na mentalidade das mulheres, para algum fim? Qual o objetivo disto? Quem sairá ganhando?

Gente do céu! Comecei a trabalhar com 19 anos, em 1986! Conseguem imaginar um mundo sem computador, internet e as facilidades dos cursos e faculdades online, e mesmo assim, conquistar uma linda profissão, e ser uma mãe feliz e amorosa? Nunca enfrentei nenhum preconceito, muito pelo contrario: elogios e reconhecimento! Meus filhos são plenos, bem sucedidos e felizes! A família foi, e sempre será o centro do homem, onde desenvolve todas suas potencialidades.

Sugestão: mudem a direção! Não entrem nesta ideia, que para conseguirem espaço, necessitam de menosprezar os homens, menosprezar a família e que precisam escolher entre uma coisa e outra! Sejam felizes e completas! 

 

 

EMPODERAR-SE : É O DIREITO DE TER SUCESSO E TER FAMILIA!

Portanto, é necessário que as mulheres lutem por seus direitos. E que estejam dispostas a mudar a mentalidade não das pessoas, mas de si mesmas. A família também é compreendida como a primeira instituição responsável pela socialização dos indivíduos, é nela que aprendemos a nos relacionar, aprendemos uma língua e entendemos que não estamos sozinhos no mundo. Se os seus filhos, não tiverem esta primeira educação, como serão bem sucedidos nas suas empresas? Quando menciono empresa, é porque nós somos nossa empresa, mesmo que trabalhemos para outrem.

A família enquanto instituição está diretamente relacionada com outros conceitos que fundamentam a sociedade:

  • a filiação, a relação de descendência;
  • a fraternidade, relação com os outros em iguais condições;
  • a conjugalidade, a associação entre dois membros da sociedade;
  • a maternidade e paternidade, a capacidade de deixar descendentes e transmitir valores e construções sociais.

 

 

 

EMPODERAMENTO: AJUDAR A CONSTRUIR UM MUNDO MAIS FELIZ

CONSIDERAÇÕES FINAIS: deixo algumas reflexões para vocês minhas lindas  empoderadas.

Assim, o que é o Empoderamento da Mulher, se não o respeito a sua essência feminina, presente em todos os níveis dos seres vivos da criação, de construir um lugar (ninho, toca, cabana, casa) confortável para todos? 

Se a família torna-se a instituição social que origina todas as outras, como Estado, religião, educação, ONGs, e maneira pela qual ela é organizada e o significado a ela atribuído nas sociedades do ocidente, como pretendem anular isso?

Se a família é o alicerce dos seres humanos, e este mundo precisa de humanidade para continuar a existir, anulando o papel da mãe, consequentemente do pai e da família, quem será o responsável por este papel? 

Minhas queridas empoderadas, poderiam responder as perguntas e postar aqui nos comentários?

Penso que somente assim, conseguiremos conciliar o trabalho com a vida pessoal, e consequentemente, deixar este mundo muito mais colorido, cheiroso, florido e cheio de amor, pois tudo isso depende dos seres humanos: nós.


Cordialmente,
Angela Camolese Nespoli
Designer de Interiores e Home Stager