EMPODERAMENTO FEMININO NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

SIGNIFICADO DO EMPODERAMENTO FEMININO Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo...

Angela Designer - 9 de junho de 2022
EMPODERAMENTO FEMININO NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA



SIGNIFICADO DO EMPODERAMENTO FEMININO

Empoderamento feminino é o ato de conceder o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros, por exemplo.

Também conhecido como “empoderamento das mulheres”, esta ação consiste no posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos.

O empoderamento feminino busca o direito das mulheres de poderem participar de debates públicos e tomar decisões que sejam importantes para o futuro da sociedade, principalmente nos aspectos que estão relacionados com a mulher.

 

 

 

 

CARACTERÍSTICAS  DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

família contemporânea se caracteriza pela multiplicidade de arranjos entre pessoas adultas e filhos. No século XXI, novos tipos de família estão sendo reconhecidos jurídica e socialmente.

Com as reivindicações sociais experimentadas durante todo o século XX, esta instituição sofrerá diversas mudanças. Desde a quebra de tabu dos casais divorciados, passando pela discussão se casais do mesmo sexo podem adotar crianças, a família contemporânea se caracteriza pela multiplicidade de tipologias.

As mudanças sociais acontecem a cada dia e a família passa por diversos desafios. Os pais trabalham fora e ficam pouco tempo em casa e os filhos passam por diversas situações, entre elas, estar na escola e na casa dos avós. Aprender a lidar com essas situações e a conciliar as duas vidas torna-se cada vez mais importante.

 

 

 

 EMPODERAMENTO É EQUILIBRIO ENTRE  TRABALHO E FAMILIA 

A família é a primeira instituição social que origina todas as outras (Estado, religião, educação, etc.). A maneira pela qual ela é organizada e o significado a ela atribuído nas sociedades do ocidente é o centro das determinações sociais. Se o objetivo do Empoderamento Feminino, é para tornar este mundo melhor para todos, e o futuro deste mundo, estará nas mãos de nossos filhos, então, quem assumirá o papel da educação dos filhos? Então a conscientização de cada mulher sobre seu próprio poder, e direitos, passa por toda vivência e convivência em sociedade! Trabalho, diversão, lutar, e educar seus filhos com amor! 

 

 

 

 

Algumas dicas que achei importante:

Planeje-se: Antes de qualquer coisa, é preciso planejar e organizar as atividades dos membros da família. Isso facilita o dia a dia e evita confusões. Há cursos online de organização do lar, de dobrar roupas e arrumar armários, até como aprender planejamento familiar.

Estabeleça limites: é importante que os pais estabeleçam regras e limites para seus filhos, pois assim eles saberão o que é esperado deles. Estabelecendo os limites em casa estará ensinando a respeitar os direitos de todos. Há cursos com dicas de como estabelecer limites com leveza.

Crie um ritual: Desenvolver um ritual para os momentos em que toda a família está reunida ajuda a criar laços e fortalecer os vínculos. Compre jogos que permita várias pessoas jogarem juntas, compre livros para ler em família! Cozinhem juntos! Comam sempre juntos!

Converse sempre: É importante que os pais estejam abertos para o diálogo com os filhos e que ouçam o que eles têm a dizer.

Estimule a autonomia: Os filhos precisam aprender a ser autônomos e a lidar com as situações da vida, afinal é na família que se forma caráter, valores e os prepara para viver em sociedade.

Faça passeios: Passeios divertidos e relaxantes ajudam a família a se conectar e a relaxar.

Divirta-se: Todos os membros da família precisam se divertir para que a vida seja mais leve.

Respeite os limites de cada um: Cada membro da família tem seu próprio ritmo e é preciso respeitá-lo.

Assuma as suas responsabilidades: Cada um precisa assumir as suas responsabilidades, para que a família funcione bem.

Leve seu filho/filha para conhecer seu trabalhosei que nem sempre isso é possível, mas uma vez ou outra, é muito importante para que eles compreendam qual é sua atividade e a valorizem!

Seja paciente: Nem sempre é fácil conciliar os compromissos familiares com os profissionais. Seja paciente e organize-se da melhor forma possível. Só não abra mão dos seus sonhos, e de seus direitos. E reflita, em que mundo quer viver? Quer viver num mundo entre pessoas sem amor? Quer viver num mundo entre pessoas sem educação? Quer viver num mundo entre pessoas que não suportam convivência social? Está em suas mãos o FUTURO DO MUNDO: este é o REAL PODER FEMININO

 

 

 

 

 

Cordialmente,
Angela Camolese Nespoli
Designer de Interiores e Home Stager