EMPREENDEDORISMO E DESIGN DE MODA: A EMPREENDEDORA DESIGNER DE MODA IRIS APFEL FAZ 101 ANOS

A EMPREENDEDORA E DESIGNER DE MODA IRIS APFEL FAZ 101 ANOS Já ouviu a  frase: “Você pode tentar ser...

Angela Designer - 28 de setembro de 2022
EMPREENDEDORISMO E DESIGN DE MODA: A EMPREENDEDORA DESIGNER DE MODA IRIS APFEL FAZ 101 ANOS



A EMPREENDEDORA E DESIGNER DE MODA IRIS APFEL FAZ 101 ANOS

Já ouviu a  frase: “Você pode tentar ser alguém que não é, mas isso não será estilo. Se alguém diz: ‘compre isso, você estará estilosa’, você não estará estilosa porque não será autenticamente você”.

ou então, “é melhor estar feliz do que bem vestido”?

São frases famosas da ícone da moda norte americana, Iris Apfel que marcou uma geração e ainda faz história, a empresária, designer de interiores e hoje, modelo agenciada pela IMG. E ao longo de sua carreira, foi colecionadora de frases, além de muitas outras coisas, como veremos mais adiante.

Nascida nos Queens em Nova York, no dia 29 de agosto de 1921, Iris Apfel foi filha única de uma família Judia, e cresceu desde sempre sob as referências da Moda; já que seu pai importava antiguidades da Alemanha e sua mãe, era dona de uma boutique de roupas femininas.

Iris Apfel atribui à mãe, sua inclinação e talento para Moda, pois era ela quem enfatizava o poder de um acessório. Como podem observar, a base da identidade de uma pessoa é formada no núcleo familiar.

 

IRIS APFEL EM NOVA YORK

“Vestir-se é uma parte da vida é uma maneira de dizer ao mundo quem você é e quem gostaria de ser”

Ela sempre sonhou em se destacar na indústria da moda, se formou em História da arte na Universidade de Nova York e na Escola de Arte da Universidade do Wisconsin- Madison.  Íris Apfel garantiu assim, todo o conhecimento sobre a variação das formas, dos estilos e conceitos das artes visuais como a pintura, escultura e arquitetura, formando o fundamento para atuar tanto no interiores quanto na moda.

Seguindo sua paixão, iniciou sua carreira em um jornal comercial da indústria da moda, como office girl num grande veículo fashion da época, e em 1950 fundou a empresa têxtil, Old World Weavers junto ao seu marido Carl, com quem se casou e viveu até sua morte em 2015 aos 100 anos.

 

IRIS APFEL: DESIGNER DE INTERIORES

“Odeio fazer as coisas parecidas com todo mundo, e isso é muito difícil em uma sociedade tão imediatista. As pessoas precisam entender a beleza dos processos de criação. Vejo tantos designers fazendo tudo igual uns aos outros. É uma corrupção criativa.”

Para ela o slogan do Minimalismo, a famosa frase do arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe “Menos é mais” é uma chatice, um equívoco. Nem precisava dizer não é mesmo?

Na sua trajetória como designer de interiores, assinou projetos de grandes celebridades, e de 1950 a 1992 liderou uma série de projetos de decoração e restauro, inclusive trabalhando na Casa Branca durante nove mandatos diferentes: Truman, Eisenhower, Kennedy, Johnson, Nixon, Ford, Carter, Reagan e Clinton.

Enquanto tocavam seus negócios na indústria têxtil, Iris e Carl viajavam o mundo todo em busca de inspirações, matérias primas e técnicas artesanais.

Ao longo dessas viagens adquiriram roupas especiais e artesanais, em especial em viagens ao Oriente, e as vendiam para clientes importantes como celebridades da televisão e moda , que foi um grande sucesso e garimpando roupas em brechós, formou seu acervo maravilhoso, deslumbrante e exuberante.

Já aposentada do Design de Interiores, com 84 anos foi convidada a exibir sua coleção de roupas e acessórios no Museu Met ‘s Costume Institute.

E se tornou a primeira colecionadora, que não era designer de moda, a ter uma coleção homenageada por um museu.

E a partir de então, seu reconhecimento no mundo da moda finalmente aconteceu.

 

 NASCE A ESTRELA DO MUNDO FASHION

Ela se tornou um ícone do mundo fashion.

Iris Apfel, no ápice de seus 101 anos, sim!!!  Acaba de completar 101 anos e coleciona muitas conquistas e continua mostrando ao mundo o que é ser autêntica e protagonista de sua própria história!!!

“Você pode tentar ser alguém que não é, mas isso não será estilo. Se alguém diz: ‘compre isso, você estará estilosa’, você não estará estilosa porque não será autenticamente você. Primeiro você precisa saber quem você é, e isso é um processo doloroso”.

A indústria da moda se rendeu ao seu estilo único e diferenciado.
Iris Apfel sempre quebrou padrões e ousou se vestir da maneira como quis.
Utilizando muitos acessórios, cores e estampas diversas, ela se tornou uma referência.
“Minha mãe cultuou no altar dos acessórios e eu consegui o bug. Ela sempre disse, se você tem um bom, pequeno e simples vestido preto e tem acessórios diferentes, você pode ter 27 roupas diferentes’ “

“Moda você pode comprar, mas estilo você possui. A chave para o estilo é aprender quem você é, que leva anos. Não há mapa GPS para o estilo. É sobre a auto-expressão e, acima de tudo, atitude.”

Com frases sempre cheias de muita irreverência, Íris segue influenciando o mundo da moda e também todas as gerações que podem aprender muito com sua história.

“Quando você não se veste como todo mundo, você não precisa pensar como todo mundo.”

Aos 90 anos, ganhou uma peça de teatro que retrata sua vida, tornando-se a primeira no mundo que conta a história da designer e tem produção da WB Produções.
Em comemoração dos 90 anos, a atriz Nathalia Timberg estreia com a peça ‘Através da Íris’, que retrata a vida da empresária e designer norte-americana, e contou com sua presença, pois veio ao Brasil, nos brindando com palestras e seu brilho. Sempre a achei com a cara do Brasil.

Foi a primeira pessoa mais velha do mundo a ter uma boneca própria, a Barbie.

Com 97 anos ela assinou um contrato com uma agência de modelos, e tornou-se a mulher mais velha, a estampar a capa de uma revista de moda.

Aos 98 anos, contou sua história no livro “Iris Apfel: Accidental Icon”, um dos seus livros publicados

Publicou também, o livro “MAIS É MAIS – A moda da única Iris Apfel” e o “Pocket Íris Wisom: Witty Quotes and Wise Words From Iris Apfel”

Em 2021, ganhou o prêmio Andrée Putman Lifetime Achievement Award, que reconheceu a visão singular da carreira de Apfel.

 

IRIS APFEL É MINHA INSPIRAÇÃO DESDE OS ANOS 80

A questão sobre identidade, e ter um estilo único, sempre foi uma constante em minha vida. E quando montei minha fábrica de roupas, no bairro da Glória, em Vila Velha/ES, me deparei com esta Luz, esta figura incrível, numa revista de moda importada, porque eu não tinha internet no final dos anos 80, e nossa pesquisa era feita através de revistas importadas, caríssimas e raras.

Foi amor à primeira vista, meu espelho.
Da filosofia de vida, a questão de buscar saber quem sou, e construir minha identidade visual, como forma de comunicação para o mundo entender… À exuberância de suas peças e acessórios, muito parecido com as minhas peças de pedras, menos maxi claro, mas coloridas e volumosas. Para usar precisa sustentar com um estilo e conceito.
Iris Apfel mostrou que ser autêntica pode nos levar a lugares inimagináveis, e em qualquer momento de nossas vidas.

Foi assim, que ao fechar a Fábrica em 1996, depois do Plano Real, voltei para casa e aos 35 anos, comecei a fazer design de interiores, depois Paisagismo, Home staging, e neuro arquitetura.
Sem contar que eu quero viver até os 120 anos. Talvez por isso, jamais tenho medo de começar algo. E se contudo não der certo, com a mesma intrepidez que comecei, volto atrás porque conhecimento nunca se perde, se agrega.

 

CONCLUSÃO

Minhas queridas mulheres do Brasil, o blog dicas de mulher quer saber:
Onde você está agora? Está satisfeita? Sabe quem é?
Agora já sabe que a palavra “ é tarde para mim”, não faz sentido?
A HORA É AGORA!
Não sabe como começar?
Que tal fazer um curso online de design de interiores, ou Design de moda? Ou quem sabe Estilismo?

“Se você não aprender constantemente, você não cresce e você vai morrer.
Muitas pessoas murcham na videira. Claro, fica um pouco mais difícil à medida que você envelhece, mas novas experiências e novos desafios mantém-te fresca.”

Espero que tenham gostado, porque meu coração pulsa de vida, e o sorriso nos lábios foi constante ao produzir este artigo para vocês.

Olhe nossos produtos, comente, e compartilhe se achou essa história inspiradora!

Abraços fraternos

Angela Camolese

Blog Dicas de Mulher