MENOPAUSA? 10 DICAS PARA SER FELIZ E SAUDÁVEL NESTA FASE!

Por volta dos 50 anos, uma data marca uma nova fase na vida de uma mulher: a menopausa. Essa...

Angela Designer - 4 de julho de 2022
MENOPAUSA? 10 DICAS PARA SER FELIZ E SAUDÁVEL NESTA FASE!



Por volta dos 50 anos, uma data marca uma nova fase na vida de uma mulher: a menopausa. Essa etapa, que se caracteriza como o dia da última menstruação e se consolida após um ano sem menstruar, representa o fim do ciclo ovulatório.

A transição da idade fértil para a infértil traz uma série de sintomas à saúde da mulher, com bons hábitos de vida, no entanto, é possível fazer uma passagem suave, como dieta saudável e atividade física regular podem atenuar os sintomas da menopausa em até 70%.

NÃO É O FIM DE TUDO!

Uma atitude positiva e um pouco de planejamento pode ajudar as mulheres a lidarem melhor com a menopausa. 

  1. Discuta com o médico os prós e contras do uso da terapia de reposição hormonal. Ela não é recomendada para mulheres em situação de risco para câncer de mama, trombose ou doença cardíaca.
  2. Mulheres em pré-menopausa devem consumir de 1.000 a 1.200 miligramas de cálcio por dia (os especialistas recomendam tomar o cálcio em duas ou três doses menores ao longo do dia) e em pós-menopausa devem tomar 1.500 mg de cálcio por dia e 500 mg de magnésio e vitamina D, para a absorção máxima do cálcio ingerido.
  3.  Limite o consumo de alimentos industrializados e mantenha uma dieta rica em verduras e em gorduras saudáveis como a do salmão, do abacate e do azeite de oliva. Consumi-las ajuda a manter os cabelos e a pele saudáveis.
  4. Faça todos os exames anuais recomendados pelo médico, incluindo controle de glicemia, colesterol, vitamina D e cálcio, bem como mamografias e exames pélvicos.
  5. Vá ao Dentista, e não negligencie seus dentes. Escove-os duas vezes ao dia e use fio dental diariamente para ajudar a prevenir a doença periodontal (inflamação das gengivas), ela pode afetar sua saúde cardiovascular e trazer cansaço.
  6. Pondere com seu médico o uso de um creme tópico de estrogênio para ajudar a tratar a secura vaginal. A prática regular de sexo também aumenta o desejo sexual e faz com que a lubrificação aumente.
  7. Durma o suficiente, pois a falta de sono contribui para a confusão mental e baixa libido, problemas frequentemente associados à menopausa, e principalmente afeta a memória, a pele, o humor. Portanto, durma bem.
  8. Desafie seu cérebro com exercícios de memória, palavras cruzadas e outros tipos de jogos de raciocínio, isso pode ajudar a diminuir o risco de perda de memória durante a menopausa, mas se você ainda tem vontade ou necessidade, TRABALHE!!! O trabalho nos mantem vivas, saudáveis, com o cérebro, corpo, orgãos vibrando como se tivéssemos 30 anos! Acredite!
  9. Faça exercícios, que lhe dê prazer. Não adianta levantar peso, ir ao pilates, se não te deixa feliz! Faça algo que te dê alegria e melhora seu humor.
  10. Previna o ganho de peso típico da menopausa – de 3 a 5 quilos. Flutuações hormonais podem contribuir para esse aumento, então o que fazer? DANCE! Faça trilhas, nade, caminhe! Faça o que te mantém viva!

Sinceramente, nunca passei por isso. Ouvindo uma amiga se queixar, fui pesquisar, e encontrei esses conselhos. Mulheres empoderadas, não consigo me identificar com nada disto! Manter-me ativa, focada no trabalho, traduzindo textos, pesquisando, projetando, talvez tenha minimizado os sintomas. Espero que tenha ajudado vocês! Mantenham-se vivas e felizes!

Compartilhe, e seja feliz!

Cordialmente,

Angela Camolese Nespoli

Designer de Interiores e Home Stager