O QUE É A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?

1. CONCEITO DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A quarta revolução industrial é um conceito que vem sendo discutido cada vez...

Angela Designer - 5 de junho de 2022
O QUE É A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?



1. CONCEITO DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A quarta revolução industrial é um conceito que vem sendo discutido cada vez mais nas últimas décadas, e que se refere ao conjunto de mudanças ocorridas na sociedade em decorrência da aplicação de tecnologias da informação e da comunicação (TIC), e robótica.

Esse conceito está relacionado às mudanças que vêm ocorrendo nas formas de produção, comércio e consumo, nas relações de trabalho e na organização da sociedade, devido a inclusão da Inteligência Artificial, e robótica para exercer atividades em todas as áreas substituindo a mão de obra humana.

2. QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA QUARTA REVOLUÇÃO?

– Aplicação das TIC em todas as esferas da sociedade;
– Integração das diversas tecnologias;
– Elevado grau de automação;
– Aumento da produtividade;
– Diminuição dos custos de produção;
– Redução dos prazos de produção;
– Maior variedade de produtos;
– Aumento da competitividade;
– Redução dos postos de trabalho;
– Aumento da inclusão de robôs nas produções.

A quarta revolução industrial trouxe e ainda trará ainda mais, mudanças significativas para a sociedade, provocando um profundo processo de transformação nas relações econômicas, sociais e culturais.

 

3. QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS?

– Aumento da produtividade;
– Redução dos custos de produção;
– Aumento da competitividade;
– Redução dos postos de trabalho;
– Substituição da mão de obra humana por robôs

Embora as mudanças já ocorridas na quarta revolução industrial tenham sido profundas e impactaram de diversas formas a sociedade, é importante destacar que ela ainda não ocorreu profundamente, pois que ainda os robôs existentes nos mercado são rudimentares, e ainda estão em fases experimentais e poderão ainda, trazerem inúmeros benefícios para o desenvolvimento da economia e da sociedade. Quem aqui, nunca sonhou com um robô fazendo os serviços de casa? Passando roupas?  Mal posso esperar!

É fundamental no entanto, que estejam preparadas minhas queridas, para enfrentarem essas mudanças, e que  tenham consciência dos seus impactos, pois muitas profissões deixarão de existir. Proponho começarmos a pensar neste novo cenário, e como nós, mulheres, nos incluiremos e contribuiremos nesta nova era.

Contem comigo, pois estamos todas neste mesmo barco, por enquanto sem GPS. Assim, faremos como fazíamos para chegar em algum lugar, parávamos e perguntávamos. E… Chegamos até aqui, certo? Prosseguiremos, acreditem.

Cordialmente,

Angela Camolese Nespoli

Designer de Interiores e Home Stager