O QUE É STARTUP? ENTENDA O SIGNIFICADO E COMO FUNCIONAM ESSAS EMPRESAS

De acordo com o Dicionário Aurélio, startup é um substantivo feminino que significa “iniciativa de um negócio, normalmente ligado...

Angela Designer - 11 de julho de 2022
O QUE É STARTUP? ENTENDA O SIGNIFICADO E COMO FUNCIONAM ESSAS EMPRESAS



De acordo com o Dicionário Aurélio, startup é um substantivo feminino que significa “iniciativa de um negócio, normalmente ligado à tecnologia“.

AFINAL, O QUE É UMA STARTUP?

Basicamente, uma startup é uma empresa que está em fase de início, ou seja, ainda não está no mercado oferecendo seus produtos ou serviços. Ela pode ser constituída por um único indivíduo ou por um grupo de pessoas, e o objetivo é desenvolver um negócio viável.

Para que uma startup se torne viável, é necessário que ela tenha uma ideia inovadora, pois, se não oferecer nada novo ao mercado, será muito difícil competir com as empresas já estabelecidas.

No Brasil, as startups estão ganhando cada vez mais destaque, e isso se deve, principalmente, às incubadoras e aceleradoras de negócios. Essas instituições ajudam as startups a desenvolverem seus produtos e serviços e a entrarem no mercado.

É importante ressaltar que as startups não são apenas sinônimo de empresas de tecnologia. Elas podem ser de qualquer ramo de atividade, desde que ofereçam algo novo ao mercado.

COMO FUNCIONAM AS STATUPS?

Geralmente, as startups funcionam da seguinte forma: o grupo de idealizadores tem uma ideia inovadora e, para transformá-la em realidade, lança um projeto no site de crowdfunding (ou seja, de financiamento coletivo).

Caso o projeto seja aprovado pelos investidores, os idealizadores recebem o valor necessário para colocar a ideia em prática. Em troca, os investidores recebem parte das ações da empresa, ou seja, participam da sua gestão.

Esse modelo de negócio tem se tornado cada vez mais comum, pois os investidores sabem que é mais fácil investir em uma startup do que em uma empresa já estabelecida.

DICAS DO BLOG PARA AS MULHERES

Além da propensão à inovação, as mulheres têm características que as tornam excelentes empreendedoras. De acordo com um estudo da Universidade de Berkeley, as mulheres têm habilidades de negociação melhores do que os homens, são mais orientadas para o relacionamento e têm mais facilidade de multitarefa.

Então, você possui uma excelente ideia? Não tem capital inicial? Vale a pena dar uma olhada nas startups. Elas podem oferecer uma boa oportunidade de negócio.

Se gostaram do tópico, podem pedir maiores esclarecimentos que volto no assunto.

Não deixem de dar uma olhadinha nos nossos cursos online!

Bora fazer a diferença neste mundo!

Cordialmente,

Angela Camolese Nespoli

Designer de Interiores e Home Stager