O QUE SÃO PALAVRAS -CHAVE?

O QUE SÃO PALAVRAS-CHAVE? Palavras-chave são o principal instrumento de uma pesquisa. É a forma como um usuário escreve...

Angela Designer - 29 de junho de 2022
O QUE SÃO PALAVRAS -CHAVE?



O QUE SÃO PALAVRAS-CHAVE?

Palavras-chave são o principal instrumento de uma pesquisa. É a forma como um usuário escreve a sua dúvida nos buscadores com o intuito de obter respostas e solucionar seus problemas.

Por mais que o próprio termo seja autoexplicativo, entender quais termos será a isca para os buscadores, é o pulo do gato, e foi por essa dúvida que você minha leitora, veio aqui no Blog Dicas de Mulher, certo?

Basicamente, as palavras-chave são os principais instrumentos de busca.

Pense que toda busca se origina de uma palavra, ou mais, utilizadas para apresentar este problema ao buscador. As palavras-chave podem ser definidas como os termos usados pelos usuários para obter respostas e solucionar seus problemas.

QUAL O OBJETIVO DE USAR PALAVRAS – CHAVE?

O objetivo de escolher palavras chave para o seu blog é aumentar o fluxo de cliques do seu conteúdo. Essas palavras devem ser relevantes para o seu tema e para os seus leitores.

Ou seja, ao definir uma palavra-chave para seu Blog, ou produto de sua loja virtual,  passará a mensagem para o Google, por exemplo, de que o seu conteúdo trata sobre o assunto daquele termo específico.

Se você fizer a escolha correta, seu conteúdo será exibido exatamente para a pessoa que realizou a busca por aquela palavra-chave!

POR QUE USAR  PALAVRAS -CHAVE É IMPORTANTE

Porque são elas que, quando escolhidas  com perfeição, abrem as portas do seu conteúdo para o mundo da Internet! Se for Blog de conteúdo, ou loja virtual de sapatos, roupas, ou serviços de beleza, por exemplo, serão conhecidos, acessados e as vendas acontecerão!

Para o seu negócio, significa a diferença entre ser encontrado, lido, compartilhado e curtido ou simplesmente não ser acessado por ninguém, porque nem saberão que existe!  E é exatamente por isso que as palavras-chave são ferramentas que ajudam o Marketing de Conteúdo.

Portanto comece se perguntando o porquê da necessidade de uso das palavras-chave.

A resposta deve vir rápida e óbvia na sua mente: “porque preciso ajudar o meu público a me encontrar na Internet”.

QUAIS OS PRIMEIROS PASSOS

Verifique se as Palavras -chave estão disponíveis na ferramenta de palavras-chave do seu site. Se você estiver usando o Google, clique no menu “Ferramentas” e em “Palavras-chave”. Escreva uma ou duas palavras-chave no campo “Pesquisa avançada” e clique no botão “Pesquisar”.

Veja o volume de buscas para cada palavra-chave.

O QUE É VOLUME DE BUSCA?

Volume de busca é quando um site determina os termos mais relevantes que possam defini-lo em palavras-chave, que se forma a sua arquitetura e todo o direcionamento do SEO.  

O conteúdo do site, Loja virtual, e das suas páginas faz com que o Google determine as palavras-chave que serão utilizadas na hora da busca pelo usuário e o levarão ao site. Quando o site já define isso antes mesmo da construção do conteúdo, facilita muito o direcionamento do que será inserido no site e na definição do buscador. Essa ação ajudará a identificar o volume de buscas mais adequado.

O volume é uma medida do interesse dos usuários por uma palavra-chave específica. O Google fornece uma pontuação para cada palavra-chave, de acordo com o volume de buscas. Quanto maior a pontuação, maior o volume de buscas.

Escolha palavras-chave com um volume de buscas alto. Essas palavras atraem mais usuários para o seu conteúdo.

COMPETIÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE

Também considere a competição para cada palavra-chave. A competição é uma medida do número de sites que estão disputando os mesmos cliques.

O Google fornece uma pontuação de 0 a para cada palavra-chave, de acordo com a competição. Quanto maior a pontuação, maior a competição.

Escolha palavras-chave com uma pontuação de competição baixa. Essas palavras têm menos concorrência e atraem mais usuários para o seu conteúdo.

Pesquise os termos relacionados a cada palavra-chave. Esses termos são as palavras que os usuários estão usando para encontrar conteúdo relacionado à sua palavra-chave. 

PONTUAÇÃO DE RELACIONAMENTO ALTA

Escolha palavras-chave com uma pontuação de relacionamento alta. Essas palavras atraem usuários interessados em seu conteúdo.

Inclua as palavras-chave em seu título, na introdução e no final do seu conteúdo. Os usuários que procuram por essas palavras-chave podem encontrar o seu conteúdo.

 

Lembre-se:  o mais importante é  pensar nas pessoas para definir as palavras-chave relevantes para o negócio para  identificar quais seriam os termos mais procurados pelo seu público desde o momento em que começasse a procurar informações sobre o assunto. Pense como o seu público, não como o conhecedor e especialista que você é sobre o seu produto ou serviço. 

Reflita: como ele buscaria o seu produto ou serviço na Internet?

Existem diversas variações possíveis de busca por um determinado assunto e essa pesquisa com relação ao público é eficiente justamente para trazer os resultados que mais seriam condizentes com a postura deste público.

Gostaram das dicas?

Fique comigo aqui no Blog dicas para mulheres e seremos todas vencedoras neste novo mundo que se desponta!

Até o próximo post!

 

 

Cordialmente,

Angela Camolese Nespoli

Designer de Interiores e Home Stager