QUAL O IMPACTO NAS MORADIAS NO MUNDO PÓS PANDEMIA?

A ECONOMIA E A MORADIA A pandemia do Covid-afetou economicamente diversos setores da sociedade, entre eles, o mercado de...

Angela Designer - 14 de julho de 2022
QUAL O IMPACTO NAS MORADIAS  NO MUNDO PÓS PANDEMIA?



A ECONOMIA E A MORADIA

A pandemia do Covid-afetou economicamente diversos setores da sociedade, entre eles, o mercado de construção civil.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Construção (Abdic), a construção civil sofreu uma queda de 5 % no segundo trimestre de em relação ao mesmo período de 2018.

Diante disso, é natural que as pessoas estejam se questionando sobre o futuro do mercado de construção civil.

Será que essa queda se manterá nos próximos meses?

QUAIS AS TENDÊNCIAS DAS CASAS NO PÓS PANDEMIA?

Para responder a essas questões, é importante analisar os principais fatores que influenciam o mercado de construção civil. Dentre esses fatores, podemos citar:

– O cenário econômico;

– A taxa de juros;

– O crédito imobiliário;

– O poder de compra da população;

– A inflação.

A taxa de juros é outro fator que influencia o mercado de construção civil. Quanto maior a taxa de juros, menor é o poder de compra da população, o que impacta negativamente o mercado de construção.

Já o crédito imobiliário é um dos fatores que mais afetam o mercado de construção civil.

Quando a taxa de juros está alta, os bancos limitam o crédito imobiliário, o que reduz o poder de compra da população e consequentemente afeta o mercado de construção.

Em relação ao poder de compra da população, podemos dizer que a crise financeira provocada pela pandemia e pela Guerra, fez diminuir o poder de compra da maioria da população.

Isso impacta o mercado de construção, pois será preciso criar outros meios mais baratos de construir, bem como as dimensões dos imóveis.

Diante desses fatores, podemos concluir que as tendências das casas no pós-pandemia serão determinadas pelo cenário econômico, pela taxa de juros, pelo crédito imobiliário, pelo poder de compra da população e pela inflação, ou seja, uma ótima oportunidade de aprimoramento nas técnicas de construção!

A CASA TERÁ OUTRAS FUNÇÕES: MORAR, TRABALHAR E SE DIVERTIR

Haverá alterações, na configuração do Layout pois a pandemia e o isolamento social trouxeram mudanças ao cotidiano das pessoas, principalmente na economia, e muitas famílias tiveram que se adaptar e trabalhar em suas casas, e isso fez com que as pessoas que antes passavam a maior parte de seus dias fora, no trabalho, começaram a ter outro olhar para seus lares…

E pela primeira vez aqui no Brasil, eu vi pessoas a valorizar a qualidade de vida que uma casa pode proporcionar.
Diante disto, estão surgindo novas formas de morar, e as mini casas estão em alta, pelo custo barato e praticidade das casas pré moduladas.

Se você estiver pensando em construir sua casa própria, não deixe de ler o artigo sobre as Tiny house – mini casas- irão amar! https://casaraizesdobrasil.com.br/conhecam-as-casas-incriveis-estilo-tiny-house-e-fuja-da-crise/

A CAIXA ECONÔMICA ANUNCIA NOVO FINANCIAMENTO PÓS PANDEMIA

Segundo a matéria do dia 29 de junho/2022 a Caixa Econômica anunciou a liberação de R$ 43 bilhões para financiar a casa própria. O Presidente da Republica, Jair Messias Bolsonaro, estimou que dinheiro vai permitir construção de 530 mil imóveis. Ao todo, banco já destinou R$ 154 bilhões ao setor depois da pandemia

“Esta medida é muito importante porque permite que as empresas continuem trabalhando normalmente, tanto empresas pequenas, quanto médias e grandes”, disse.

Guimarães explicou que uma das medidas é a carência de seis meses tanto para pessoas físicas quanto para empresas. “Compra-se um imóvel hoje e se faz o pagamento no sétimo mês. Isso nunca aconteceu e reforça o equilíbrio entre o problema de saúde e da economia”, afirmou.

E para você, como seria a casa do futuro ideal considerando tudo o que mudou em sua rotina de lá pra cá? Nos conte e caso queira procurar um lar com essas características, fale conosco.

Entre em contato para tirar dúvidas e veja a possibilidade de conseguir fazer do seu imóvel, aquele do seu sonho…
grande abraço!

Cordialmente,

Angela Camolese Nespoli

Designer de Interiores e Home Stager