SAÍ DE CASA, E AGORA? CONSELHOS ÚTEIS PARA JOVENS

CONSELHOS PARA JOVENS QUE SAÍRAM DE CASA PARA ESTUDAR Que conselhos daria para jovens que acabaram de sair de...

Angela Designer - 4 de julho de 2022
SAÍ DE CASA, E AGORA? CONSELHOS ÚTEIS PARA JOVENS



CONSELHOS PARA JOVENS QUE SAÍRAM DE CASA PARA ESTUDAR

Que conselhos daria para jovens que acabaram de sair de casa para estudar?

Sabemos o quanto é drástica esta mudança, e que pode resultar numa rica e benéfica experiência, que irá enriquecer seu caráter e conhecimentos, ou, poderá resultar numa catástrofe, se perdendo no meio disto tudo.

Contudo, empreender um novo caminho, para se formar um profissional, é na verdade o mais importante empreendimento da vida do ser humano.

Quando você finalmente decidiu sair de casa para estudar, conquistar seu espaço, independência e realizar seus sonhos, seu pai ou mãe deve ter lhe dado algumas palavras de sabedoria. Mas mesmo sabendo o que é melhor para você, é natural sentir saudades do conforto da sua família.

Por isso, o Blog Dicas de Mulher, preparamos algumas dicas para te ajudar a lidar com essa nova fase da sua vida.

Empreendendo a si mesma

Tenha em mente, que está saindo de casa para estudar para o maior e mais importante empreendimento de sua vida: Você e sua profissão.

Pense que está fazendo uma  imersão, onde no final de cinco anos, você aprenderá muito mais sobre você e sua profissão, como adquirir autoconhecimento suficiente para ser assertiva  e tomar decisões de forma consciente e eficaz. 

Pense que está aí, para adquirir conhecimento para ser uma profissional competente e brilhante na sua área, e que vai adquirir muita prática, através do entendimento da aplicação de conceitos, e para depois gerir seu empreendimento, seguindo carreira,  ou iniciá-lo de forma segura, rumo ao sucesso e controle da sua vida.

Mas o primeiro passo, é conhecer a si mesma, e empreender-se.

 

Organize-se

O primeiro passo é se organizar. Defina um horário para estudar e para dormir, assim você não se perderá no ritmo da faculdade. Além disso, separe um espaço na sua casa para estudar e mantenha-o sempre organizado.

Evite se estressar

É normal se sentir pressionado com todas as responsabilidades, mas tente relaxar e não se estressar. Isso só vai atrapalhar o seu desempenho.

Tenha um objetivo

Todo esforço vale a pena quando você tem um objetivo bem definido. Defina um objetivo para essa fase da sua vida e pense em como você pode alcançá-lo.

Converse com a família

Não esqueça de manter o contato com a sua família. Ligue para eles ou mande um e-mail sempre que puder. Essa é uma forma de se sentir menos sozinho e de ter certeza de que eles estão pensando em você.

Conviva com outros jovens

Conheça outros jovens que estejam na mesma situação que você e tenham os mesmos objetivos. Isso vai ajudá-lo a se sentir mais motivado e a ter uma rede de apoio para quando você precisar.

Aproveite as festas

Mas, cuidado para não se exceder! Não é porque você está fora de casa que pode se tornar um rebelde. Aproveite as festas e os momentos de diversão, mas sempre respeitando as regras da sua instituição de ensino.

Mantenha-se saudável

Mantenha-se saudável mentalmente e fisicamente. Pratique atividades físicas e alimente-se bem. Isso vai ajudá-lo a ter uma boa saúde e a ter energia para encarar os desafios.

Crie metas

Crie metas para cada etapa da sua vida. Isso vai te ajudar a permanecer motivado e a atingir seus objetivos. Está ali, para se formar, e seguir a profissão que escolheu. Se envolva na pesquisa da Faculdade, busque saber mais do dia dia da profissão!

Tenha um planejamento financeiro

Planeje bem as suas finanças. Não gastes mais do que você tem e estabeleça um orçamento. Assim, você não corre o risco de ficar endividado.

Divirta-se

Divirta-se, conheça novas pessoas, viaje, aprenda coisas novas. essa é uma ótima oportunidade para você descobrir quem é a esta altura, já saberá o que quer da vida. Não se perca dos objetivos. Não despreze seus valores, esses que definem seu caráter e seu comportamento. 

Estude muito

Não perca tempo com supérfluos, leia, estude, se envolva na faculdade, procure saber qual a pesquisa e faça parte! Lembre-se que na faculdade, é que reunimos os saberes, e a diferença entre um profissional e outro são suas referencias e vivências!

Vou continuar a trabalhar este tópico, voltem mais aqui meninas, até se quiserem aprender como fazer um ovo, receitinhas rápidas para fazerem e como cuidar de suas coisinhas. Boa sorte!

Cordialmente,

Angela Camolese Nespoli

Designer de Interiores e Home Stager