STARTUPS: COMO A PRESENÇA DA MULHER IMPACTA O SEGMENTO?

EMPREEMDEDORISMO FEMININO E AS STARTUPS O empreendedorismo de startups é um dos segmentos que mais cresce no mundo e,...

Angela Designer - 11 de julho de 2022
STARTUPS: COMO A PRESENÇA DA MULHER IMPACTA O SEGMENTO?



EMPREEMDEDORISMO FEMININO E AS STARTUPS

O empreendedorismo de startups é um dos segmentos que mais cresce no mundo e, sendo assim, é uma área que vem atraindo cada vez mais mulheres. Segundo um relatório da Dell Women Entrepreneur Cities Index, enquanto o empreendedorismo global cresceu 6%, entre e o empreendedorismo feminino cresceu 11,5%. Apesar desse crescimento, as mulheres ainda são minoria nos negócios de startups.

Existem diversos fatores que podem explicar essa disparidade. Um deles é a falta de mulheres na liderança de startups. Segundo um estudo da Babson College, apenas 3% das startups tinham mulheres na liderança das empresas com financiamento de capital de risco.

Outro fator é a baixa representatividade das mulheres na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês), que é a área de formação mais prevalente nas startups. De acordo com o relatório da Dell, apenas 3% das empreendedoras de startups têm formação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Apesar desses obstáculos, as mulheres estão começando a se destacar no empreendedorismo de startups. Segundo um relatório da SheEO, as mulheres são mais propensas a inovar, apresentam melhores resultados financeiros e estão construindo negócios que impactam positivamente as comunidades.

POR QUE AS MULHERES SÃO MAIS PROPENSAS A INOVAR?

Uma das explicações para o maior empreendedorismo feminino nas startups é a propensão das mulheres a inovar.

De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, as mulheres são mais propensas a inovar que os homens e apresentam melhores resultados financeiros. Segundo o estudo, as mulheres inovadoras têm um retorno sobre o investimento maior do que as mulheres não inovadoras.

Além da propensão à inovação, as mulheres têm características que as tornam excelentes empreendedoras. De acordo com um estudo da Universidade de Berkeley, as mulheres têm habilidades de negociação melhores do que os homens, são mais orientadas para o relacionamento e têm mais facilidade de multitarefa.

AS MULHERES ESTÃO MUDANDO O EMPREENDEDORISMO DAS STARTUPS

As mulheres estão começando a se destacar no empreendedorismo de startups e estão mudando a cara desse segmento. Segundo um relatório da SheEO, as mulheres estão construindo negócios que impactam positivamente as comunidades. Além disso, as mulheres empreendedoras têm um impacto significativo na economia. De acordo com o relatório, as mulheres empreendedoras geram US$ 2 trilhões em receita anualmente e empregam milhões de pessoas.

COMO AS MULHERES PODEM CONTRIBUIR PARA O EMPREENDEDORISMO DAS STARTUPS?

As mulheres podem contribuir significativamente para o empreendedorismo de startups. Além de inovar e apresentar resultados financeiros positivos, elas podem contribuir para o Desenvolvimento de negócios baseados em valores. As mulheres têm um olhar diferente sobre os negócios e podem contribuir para a construção de negócios que impactam positivamente a sociedade.

Outra contribuição importante das mulheres para o empreendedorismo de startups é a construção de redes de apoio. As mulheres têm mais facilidade de construir relacionamentos e podem contribuir para a formação de redes de apoio que são essenciais para o sucesso de um negócio.

COMO AS MULHERES PODEM SE TORNAR EMPREENDEDORAS DE STARTUPS?

Para se tornar empreendedora de startups, as mulheres devem primeiro se qualificar na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Além disso, elas devem construir redes de apoio e inovar.

Existem diversas escolas e cursos online que oferecem qualificação na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Além disso, as mulheres podem se associar a associações de mulheres empreendedoras e participar de eventos de empreendedorismo de startups.

Gostaram? compartilhem e não se esqueçam de ver nossos cursos online.

Cordialmente,
Angela Camolese Nespoli
Designer de Interiores e Home Stager