TRABALHAR EM CASA: 6 DICAS PARA MAXIMIZAR SUA PRODUTIVIDADE

​Escrevi este tópico, porque há 3 anos, fechei o escritório e passei a trabalhar em casa. Foi a opção...

Angela Designer - 20 de junho de 2022
TRABALHAR EM CASA: 6 DICAS PARA MAXIMIZAR SUA PRODUTIVIDADE



Escrevi este tópico, porque há 3 anos, fechei o escritório e passei a trabalhar em casa. Foi a opção mais obvia, diante da crise do Brasil. Não foi fácil a princípio, mas utilizando meus saberes de psicologia da percepção unida ao design de interiores, fui me adaptando.

Todo mundo sabe como perder tempo e se desconcentrar. Por isso, vamos falar sobre como trabalhar em casa de maneira efetiva.

 

1. TROQUE DE ROUPA

Mesmo que você não vá encontrar ninguém, ou sair de casa, se vista para trabalhar. Mas falo de vestir-se de verdade, não adianta um terninho, um colar, com aquele short do dia a dia, como você costuma se preparar para uma ligação para um vídeo conferência.

Não adianta um vestido e não maquiar-seSabe por quê?  

Ao nos vestir, passamos ao nosso cérebro a ideia de que estamos indo a algum lugar, e conseguimos reunir a energia necessária para um dia de muito trabalho, mesmo que seja no quarto ao lado.

 

 

2. MANTER O FOCO
Qualquer um que trabalhe em casa sabe que manter o foco é a parte mais difícil do trabalho. Quando chega o momento de iniciar um longo dia de trabalho, logo surge uma inesperada motivação para dobrar aquela pilha de roupas ou preparar o almoço familiar de domingo. Estamos sendo um pouco dramática, mas ao final do dia, fica sempre a sensação que você não conseguiu fazer praticamente nada.

 

3. ESCOLHA DO LOCAL DO HOME OFFICE

Ao escolher o local onde você fará seu home office, opte por um espaço de pouca circulação de pessoas, principalmente se você não mora sozinho, para ajudar na concentração. Eu escolhi o meu, na varanda! Mas pode ser num quarto de visitas, numa segunda sala, e se não tiver muita opção, escolha um canto da sala ou do quarto, onde não atrapalhe as outras funções do espaço.                                                                    Por exemplo, se for no quarto, que não precise ficar movendo a cadeira do lugar, para se trocar.

 

4. PALAVRA DE ORDEM: ORGANIZAÇÃO

A organização é a palavra de ordem! Cada coisa tem que estar no seu lugar. Reserve pelo menos uma gaveta para materiais básicos, tenha onde armazenar papel, lápis e canetas no “escritório” para não acordar à noite com algo te incomodando na sua cama.

 

5. MARCENARIA DE HOME OFFICE

Uma boa marcenaria para seu home office, poderá ser o melhor investimento que já fez na sua profissão, acredite no poder de um bom design. Ajuda muito para integrar ambiente de trabalho,  uma bancada para PC, local para guardar papeis de clientes, documentos. Para ambientes menores, funciona muito bem criar uma grande bancada onde o espaço de trabalho possa ser setorizado com a sala de TV, se não tiver crianças. Invista também numa iluminação técnica, afinal,  light design bem elaborado para cada atividade, aumentará sua assertividade.

 

 

6. SIGA UMA PROGRAMAÇÃO

Descubra o horário em que você é mais produtiva, mas seja leal a ele!

Determine um horário de 4, 6 ou 8 horas. É importante manter o pensamento de que você está trabalhando em um escritório, e o respeito aos horários vai te ajudar nessa tarefa.

Por isso, não adicione tarefas domésticas nos intervalos, pois não é possível finalizar nada se você está fazendo um bolo de chocolate nos intervalos. Uma estrutura bem definida será bastante benéfica. Por exemplo, sabendo quais são suas horas de maior produtividade, será mais difícil desperdiçá-las limpando o fogão, ou organizando as gavetas dos filhos.

IMPORTANTE: quando desligar seu computador, terá a certeza de que o dia acabou, e aí sim poderá realizar todas as tarefas da casa.

Enfim, precisa estar em harmonia com a casa, e consigo mesmo, para não cair na produção, não interferir na criatividade… 
Se de tudo não conseguir, contratar uma designer de interiores… Eu estou à disposição!  🙂
Gostaram do tema?
 Beijocas a todos e bom trabalho!

 

 

Cordialmente,

Angela Camolese Nespoli

Designer de Interiores e Home Stager